domingo, 13 de agosto de 2023

Copa Literária e lançamento do livro Women 's Football in Latin America Vol. Brazil: a altura do coletivo do esporte mais popular do globo

Um líder é um facilitador de conquistas coletivas. Queriam egocêntricos ou não. Sem o coletivo, nenhuma liderança se constrói. E todos no processo são igualmente importantes. 

Existem diversas formas de se liderar. Umas libertadoras outras opressoras. Algumas no meio do caminho. Mas a jornada não segue sem o consentimento de todos. 

A liderança é um estado de espírito, afinal, somos líderes em alguns momentos enquanto liderados em outros. E a liderança vem naturalmente assim como se desfaz da mesma forma dando sequência a uma tensão com ricos aprendizados. Claro que sempre podemos "forçar a barra" e que sempre pagaremos o preço amargo de investir no artificial, no não autêntico, deixando o que não é essencial protagonizar.

Mas quando é natural, não cansa, não infla o ego pois deixa o ecossistema onde a liderança se deu plenamente satisfeito. Palmas para todos. Segue o baile. 

Fui convidada para ser editora do volume brasileiro de uma coleção sobre futebol feminino na América Latina pelo Jorge Knijnik: um academico brilhante autor de artigo científico que me fez chorar. Na verdade, o Jorge Knijnik foi o primeiro editor e eu dei suporte para ele nesse processo. 

O livro em questão é composto por 16 artigos que tratam das mais diversas dimensões dessa modalidade no país: da história, passando por gestão, branding, filosofia, papel de gênero, etnografia e perspectivas futuras. São capítulos assinados por três gerações de pesquisadores. Eu pertenço a mais nova. 

Uma aprendiz como facilitadora para que esta linda obra coletiva virasse realidade. Meu papel. Quanta honra de ser convidada para esta função. Hoje temos histórias de nosso futebol contadas para públicos de diferentes países no globo. Afinal, a publicação é amplamente distribuída por editora de alcance global para bibliotecas e centros de pesquisa de todo o mundo.

Na terça passada, dia 8 de agosto de 2023, lançamos Women 's Football in Latin America, Vol. Brazil, em terras futebolísticas sagradas. Pacaembú: Museu do Futebol. Museu só no nome porque não se ocupa do passado. Na verdade, redesenha o passado de forma inclusiva oferecendo presentes singulares com o potencial de inspirar um futuro à altura do esporte mais popular da terra.

Lançamos o livro num contexto maior do que imaginávamos. A proposta original era uma mesa redonda entre autores desta publicação. Mas esta proposta "ordinária", ou seja, da ordem do dia, não se sustentou. Afinal, estamos lidando com terreno essencialmente coletivo. E, como disse antes, pagamos o preço amargo quando nos afastamos mas recebemos doces benefícios de quando nos aproximamos da essência. 

De um lançamento de livro evoluímos para a ideia de uma Copa Literária que abraçou diferentes formatos e acolheu diversos autores. Copa num estilo maratona. Foram três horas de uma rica troca que encantou até mesmo aqueles que só tiveram contato com o tema por terem sido convidados por familiares. A magia estava no ar e ficou registrada em:

Se muitos me agradeceram pelo trabalho de ser facilitadora na realização do livro em inglês sobre futebol feminino brasileiro, eu tenho uma gratidão enorme pelo coletivo que permitiu que este sonho do Jorge se realizasse. Um trabalho que não me cansou. Que me remunerou com uma moeda afetiva que dinheiro nenhum nesse mundo pagará. O agradecimento segue para o time do Museu do Futebol que, mais uma vez, me apoiou.

Uma experiência que justifica seguir adiante nesse propósito nobre de vida e de profissão. Numa lógica que desafia a de mercado. 

Sigo nadando contra a corrente. Só para exercitar o músculo que sente.

Querendo de presente este bis. Pra vida seguir renascendo feliz.


A cada dia.