sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

Um dia vestido para minha mãe sereia

O dia amanheceu vestido de branco para homenagear a rainha do mar. Pétalas brancas ornamentavam a areia. Uma bruma de paz pairava sobre a praia de Copacabana. Quem mergulhou neste sagrado dia levou consigo uma singela benção da matriarca dos Orixás. Quem parou para oferecer flores, pensamentos, dons, conchas e o presente da presença nessa conexão singular percebeu a fartura infinita que vem daquela que zela pelo amor e a fertilidade. 

Ô feminino que tanto venero! Você me encanta de outras vidas... Te agradeço por ter ciência de tí como propósito de vida. Você me ressignificou. Optei por um caminho alternativo me esforçando para desconstruir o sentido da vitória que sempre foi coletiva. Que alegria é poder amar e saber deixar alguém me amar. 

Mas há um longo caminho de aprendizados pela frente. Um caminho de muitas entregas a fundo perdido que preciso encarar sem medo e certa de que o "colo de mães" me saciará com toda a fartura.

Ô Rainha, minha oferenda de hoje foi a promessa de contar boas novas regularmente. De compartilhar em letras a plenitude de ser recebida por tí nos mares e rios da vida. Fui escolhida por tí e pelos esportes que me conectam a ti. Gratidão por cada braçada e remada. 

Sigamos juntas. Honrando as mães e, por consequência, os pais. Nos curvando diante de tudo que dá e cuida da vida. Minha essência é fluida. Nada me "enquadrada". Da água vim, pra ela voltarei. 

Ìyá àwa sé wè, Yemonja dò ó rere Yemonja. Ìyá àwa sé wè, Yemonja dò ó rere Yemonja. 

Aproveito para agradecer por uma família muito especial que carinhosamente chamo de "amigos do mar". Especialmente aos que promovem o espírito do feminino na prática da natação em águas abertas. Andrea Orlandi e sua turma, eis minha gratidão por vocês existirem! Foi linda a nadada de hoje.